17 de jan de 2016

Aço Corten - o efeito ferrugem adorado na decoração!




efeito ferrugem é muito bacana e muito utilizado na decoração hoje em dia, mas engana-se quem pensa que esses trabalhos realmente utilizam materiais frágeis e velhos. Boa parte das fachadas contemporâneas, que conferem uma belíssima arquitetura, são revestidas com Aço Corten. Uma das  principais características deste aço patinável, é que sob certas condições ambientais de exposição aos agentes corrosivos, este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, chamada de pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente.
No portal Metalica encontrei um bom resumo do que é o Aço Corten:
Trata-se de um aço patinável, também conhecido pelas marcas Cosacor ou Niocor que possuem em sua composição, elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil e apresenta, em média, três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.
Desenvolvido originalmente para a indústria ferroviária, a grande virtude do aço Corten era permitir a construção de vagões mais leves. Porém, o fator resistência à corrosão era até então desconhecido, embora desde o final do século XIX os benefícios do cobre e do fósforo em influências benéficas à corrosão atmosférica já serem conhecidos.Porém, somente a partir de 1958 que o aço patinável começou a ser utilizado em inúmeras obras de arquitetura, devido às suas características anti-corrosivas.

Já na indústria moveleira o sucesso das chapas foi copiado e várias marcas de MDF desenvolveram efeitos visuais similares para causar um efeito na parte interna das residências e áreas comerciais.

Efeito Cobre Corten da Arauco - manchas mais suaves

Efeito Aço Corten Duratex - manchas mais presentes

Móvel para banheiro com MDF efeito Aço Corten

Agora vamos conferir os belíssimos trabalhos que utilizaram esse tipo de material, tanto o verdadeiro Aço Corten como as imitações utilizadas na confecção de móveis e objetos decorativos.



Fachadas em Aço Corten:





Recorte a laser em aço corten na fachada



A introdução desse material na arquitetura aconteceu na década de 50 em Nova York. Artistas e Intelectuais buscavam moradias com preços melhores e acabaram ocupando armazéns, fábricas e galpões industriais abandonados. Existe também uma filosofia oriental chamada Wabi Sabi que valoriza a imperfeição, o usado, o que foi gasto pelo tempo. Neste conceito, o Belo está neste aspecto imperfeito e utilizado. (Fonte Blog um brinco)

Recorte a laser em aço corten




Projeto de Samara Barbosa Casa Cor Paraná















Peças decorativas com aço corten, biombos e portas também ficam magníficos: 




Peça decorativa com aço corten

Placa em aço corten com recorte a laser








porta em aço corten


Para finalizar a postagem desse material que eu adoro, mas que não tem um custo muito baixo, segue a imagem do trabalho que faço em MDF com efeito enferrujado ou aço corten. Além do custo ser bem menor, é uma peça mais leve e pintura artesanal. Por esta razão posso acentuar ou reduzir as manchas características do Aço Corten:

Mapa Mundi recortado a laser com efeito aço corten (efeito ferrugem) feito por mim para a empresa Franke

Detalhe no Mapa Mundi com pontos das filiais fixados no mapa com efeito aço corten

Mapa Mundi em MDF com pintura com efeito aço corten - Rosana Portes

Para obter mais informações sobre as fotos postadas verifique o título do arquivo ao salvar em seu computador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem alguma dúvida sobre decoração? Escreva para mim.