6 de jul de 2015

Que frio é esse?

Nós curitibanos já deveríamos ter nos acostumado com a temperatura de geladeira, mas como frio é sempre frio meus pés estão congelados mesmo debaixo do cobertor.

Nossa sorte é que temos boas alternativas para aquecer o ambiente. O melhor método, e também o mais charmoso ainda é a lareira natural feita de alvenaria: o clássico fogo de lenha. Hoje em dia é muito mais raro encontrar essa peça, principalmente em apartamentos novos e pequenos. 



Apesar de a lareira remeter naturalmente para um ambiente mais rústico, feito de madeira ou tijolos, ela foi atualizando com os novos tempos. Para acompanhar o design mais clean de linhas retas, existem vários projetos fantásticos:







Como esse modelo é mais caro para ser executado, hoje existem alternativas com lareiras que funcionam com álcool e gás.

modelo que funciona com álcool


modelo de lareira que funciona com álcool embutida em mármore

imagem do site archiproducts - lareira a gás

Lareira a gás com pedras vulcânicas que melhoram o desempenho do calor no ambiente.


Na escolha desses modelos é sempre bom avaliar a segurança com os fornecedores dos produtos. Seguem essas dicas que encontrei no blog da Porto Bello:

"Fique atento se a lareira que você comprou ou está pensando em adquirir possui sistemas de segurançaregulamentados pela ABNT na NBR 13.103, para evitar acidentes. Certifique-se de que ela possui uma válvula que corta o fornecimento de gás caso a chama apague, evitando que o gás se espalhe pelo ambiente. Verifique ainda se o produto possui um sistema que mede a quantidade de gás carbônico no ambiente e desliga automaticamente quando a quantidade desse gás for considerada imprópria para a respiração. Existem dois modelos para esse tipo de lareira. Um deles é o linear, que vem com pedras vulcânicas colocadas sobre os queimadores. Essas pedras retêm o calor sobre o equipamento mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. Para instalar uma lareira desse modelo, é necessário fazer uma caixa de concreto ou alvenaria para acomodar os queimadores."
Agora vamos ver as soluções mais econômicas no custo do material, mas que infelizmente aumentam o custo da luz no final do mês. São os aquecedores que imitam lareiras, chamadas lareiras virtuais ou digitais:

modelo de lareira elétrica virtual



Modelos com custo mais baixo são encontradas na marca dometal e cadence:




A marca cadence produz esse modelo retrô que também acho uma graça:



Para encerrar essa postagem, para quem não quer uma lareira real e nem virtual, mas quer aquecer o ambiente de maneira econômica, descobri recentemente esse aquecedor da cadence que é fixado na parede. Ele pode ser pintado da cor da parede para não ficar em destaque e não esquenta na parte da frente, tornando mais seguro para crianças. A grande vantagem desse produto é consumo de energia bem menor do que os aquecedores a óleo ou ar condicionado. No aquecedor a óleo ou lareira elétrica o consumo é de 1500W e neste modelo da cadence o consumo é de apenas 450W. 







Aquecer bem no inverno exige um pouco de investimento, mas existem boas soluções. 

Lembre-se sempre de fazer uma revisão no armário e doar peças de roupas e cobertores em alguma instituição. Comprar cobertores e agasalhos também é uma alternativa.

Bem vindo inverno Curitibano! Tomara que todos recebam calor de alguma forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem alguma dúvida sobre decoração? Escreva para mim.