15 de jun de 2014

A Arte de Shigeru Ban

Recebi a revista Bergerson na minha casa hoje e adorei a reportagem sobre o arquiteto Shigeru Ban. 

Um arquiteto criativo, consciente e que considera a redução de custo e utilização de materiais recicláveis.

Ganhador do Prêmio Pritzker 2014 é conhecido por utilizar materiais alternativos na construção de moradias para vítimas de desastres naturais. 

Em reportagem da Folha de São Paulo em 24.03.2014 consta sua afirmação após receber o prêmio: "Devo continuar ouvindo as pessoas para as quais trabalho, tanto nos projetos privados quanto nas obras de assistência social".  

No site do arquiteto encontrei o trabalho desenvolvido para a região devastada pelo Katrina. O furacão Katrina, que ocorreu em agosto de 2005, causou enormes danos para a cidade de Nova Orleans. Em dezembro de 2007, a Fundação Make It Right, fundada pelo ator Brad Pitt, reuniu um número de arquitetos de renome mundial para projetar casas para o Lower Nine Ward, uma das áreas mais devastadas pelas enchentes. Este projeto de caridade foi destinado a criar casas seguras com baixo custo. As casas foram empilhadas e testadas para resistirem a tempestades e inundações futuras. (Fonte: site oficial Shigeru Ban)

Confira o projeto executado:






O terremoto de fevereiro de 2011 danificou a Catedral de Christchurch, que era o símbolo da cidade. Em resposta a esta situação  Shigeru Ban foi designado para o projeto da catedral temporária. Neste projeto tubos de papelão são utilizados de forma fantástica:









 Esta estrutura, feita de tubos de papelão, abriga a Abu Dhabi Art Pavilion, um espaço para designers e artesãos locais se encontrarem:






Esta construção é a primeira fase de um grande complexo cultural dedicado à história do "Canal de Bourgogne", que também inclui um pequeno museu:





Este é um projeto executado em Bologna - Itália, 2011 





Paper Concert Hall: o governo japonês anunciou a construção de uma sala de concertos temporária projetada por Shigeru Ban para apoiar a reconstrução da cidade:







Projeto para um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo, Centro Pompidou, em Paris:





Para Finalizar o design de móveis com papelão:








Fantástico trabalho. No site tem muitas fotos interessantes desses e outros projetos, vale a pena conferir: http://www.shigerubanarchitects.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem alguma dúvida sobre decoração? Escreva para mim.